Conheça os exames

Tomografia Computadorizada

Exame de imagem que utiliza raios x para captar imagens detalhadas de ossos, órgãos e outras estruturas do corpo. A tomografia computadorizada fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente o exame de escolha para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.

Ecografia ou Ultrassonografia

Ecografia ou ultrassonografia é um método que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo, através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica.

  • Quem pode realizar o exame?

    A ecografia pode, por norma, ser realizada por qualquer pessoa de uma forma rápida e cômoda.
    O exame não implica qualquer tipo de dor durante a sua execução, pois a ecografia é um exame não invasivo ou pouco invasivo.
    O exame tanto pode ser executado em adultos como em crianças de qualquer idade. A ecografia não utiliza radiações, sendo um exame inócuo, e por isso seguro.

  • Quanto tempo demora o exame?

    A duração do exame varia mediante o tipo de órgão em estudo. A duração média é de 15 minutos. Os exames mais demorados são os que necessitam uma avaliação mais detalhada dos órgãos ou estruturas anatômicas, como é o caso da Ecografia Doppler, em que é necessária a avaliação de vários segmentos vasculares.

  • Preparação para o exame:

    Apenas é necessária a preparação para a avaliação de alguns órgãos como a ecografia abdominal, em que é necessário o jejum ou a ecografia pélvica ou vesical (bexiga), que tem de ser realizado com a bexiga cheia. Na maior parte dos outros exames não é necessária qualquer preparação. O paciente pode tomar a medicação habitual.

  • Limitações da ecografia:

    A ecografia não pode avaliar o osso, órgãos com gás no seu interior (como estômago e intestino) ou que se encontram em localização muito interna. Para a avaliação destas estruturas pode ser necessária a avaliação por radiografia (Raio-X), Tomografia Computadorizada (TC ou TAC) ou Ressonância Magnética (RM).

Ecodoppler

O ecodoppler é um tipo de ultrassom, com técnicas específicas, que permite a visualização colorida do fluxo de sangue nas artérias e veias do corpo, ajudando a verificar o funcionamento de tecidos, como as paredes do coração, nervos e cérebro.

  • Como é feito o ecodoppler?

    Para fazer o exame é necessário colocar um avental e ficar deitado em uma maca. Depois o médico vai passar um gel e mover um transdutor pela pele, que é um pequeno aparelho com o qual vai ser possível visualizar as partes internas do corpo, como as veias e artérias. Isto não causa dor e nem desconforto.

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um teste que utiliza ondas sonoras para obter imagens do coração. Ele é essencial para analisar a saúde do músculo cardíaco, verificando se o coração e as válvulas estão funcionando adequadamente além de detectar malformações cardíacas.

  • Como é feito o ecocardiograma?

    O exame é realizado por um aparelho de ultrassom. Para realizá-lo, o paciente é posicionado de barriga para cima e o médico cardiologista utiliza um transdutor com gel (feito à base de água) sobre o peito do paciente para analisar as imagens detectadas.

Mamografia

A mamografia é um exame radiológico para a avaliação das mamas, utilizado para o diagnóstico do câncer de mama. As imagens são obtidas por meio de um aparelho de raio-x chamado mamógrafo. Este exame permite identificar nódulos, microcalcificações, assimetrias mamárias, distorções do parênquima, alteração da pele e das axilas.

  • Como é feito o exame?

    Para fazer a mamografia, a paciente deve estar sem roupa da cintura para cima e ficar de pé diante do aparelho, porque suas mamas serão comprimidas pelo mamógrafo, tanto no sentido horizontal, quanto no vertical, uma de cada vez. A paciente não deve usar creme, desodorante, perfume ou talco, os quais podem deixar resíduos que prejudicam a captação das imagens.

  • Preparação para o exame:

    Marque o exame fora do período menstrual pois, os seios ficam bastante sensíveis antes e durante o período menstrual, aumentando o desconforto quando a mamografia é realizada, devido à compressão gradual deles. Caso esteja na pré-menopausa e ainda menstrue, o ideal é fazer o exame na semana após o fim do ciclo da menstruação. Não usar talco, desodorantes e cremes nas mamas e axilas no dia do exame.
    **Trazer exames anteriores de Mamografia, Ultrassonografia de Mamas, biopsias ou punções.

Radiologia

Utilizada para avaliar mudanças ósseas, localizar objetos estranhos, detectar a presença de câncer, avaliar lesões ou o dano causado por infecções, artrite, crescimentos ósseos anormais ou osteoporose, guiar cirurgias ortopédicas, como por exemplo, a reparação da coluna vertebral, substituição de articulações e redução de fraturas; determinar se existe acúmulo de líquido na articulação ou em volta do osso; garantir que determinada fratura solidificou corretamente e determinar se um osso está quebrado ou uma articulação está deslocada.

  • Como é feito o exame?

    O paciente e a máquina que irá fazer o exame são posicionados de acordo com o local do corpo a ser examinado. O técnico que realiza o procedimento dá orientações ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem. Por vezes é necessário respirar fundo, prender a respiração ou manter uma determinada posição por alguns segundos, para o melhor registro da imagem. Dependendo do exame poderá ser solicitado que o paciente realize o procedimento em mais de uma posição.

  • Preparação para o exame:

    Para exames: Raio x de coluna lombo sacra, rx de bacia e rx de abdômen simples:
    Jejum de 6 horas e no dia anterior do exame, tomar 2 comprimidos de Lacto-Purga ou Ducolax; (acima dos 16 anos)
    Dependendo do local do exame é necessário tirar a roupa e acessórios (brincos, piercings, relógio, colar, etc.) que possam bloquear a passagem dos raios X e interferir na precisão do exame. Grávidas devem informar seu estado para receber a proteção adequada ao feto durante o exame.
    Trazer exames anteriores.

Densitometria Óssea

É o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos. A densitometria óssea avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação – até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax.

  • Como é feito o exame?

    A Densitometria Óssea é um procedimento simples, confortável e não invasivo. O paciente permanece deitado, enquanto o equipamento mede a densidade óssea por meio da detecção da extensão de absorção de fótons. Utilizam-se acessórios, como por exemplo, o bloco de espuma para as pernas e o suporte para os pés que auxiliam no posicionamento ideal da região analisada.
    Durante todo o procedimento o paciente é orientado a permanecer imóvel, mas pode respirar normalmente e ficar relaxado.

  • Preparação para o exame:

    Não tomar medicamentos que contenham cálcio e complexos vitamínicos 24 horas antes do exame e não pode ter realizado nenhum exame com contraste há menos de 1 semana. Devem ser removidos também jóias, piercings e quaisquer objetos de metal ou roupas que possam interferir com as imagens de raios-x.

Eletrocardiograma

É um procedimento não invasivo que registra a atividade elétrica do coração quando o paciente está em repouso. O eletrocardiograma é capaz de definir o número de batimentos por minuto, além do ritmo do coração, identificando problemas como arritmias (alteração do ritmo normal), distúrbios de condução elétrica e eventuais sobrecarga das cavidades cardíacas.

  • Como é feito o eletrocardiograma?

    Com o paciente em repouso, é feita a limpeza do tórax, pernas e braços com gaze embebida em solução antisséptica. Em seguida, cerca de seis eletrodos são aplicados em diferentes partes do corpo, com o uso de um gel condutor que evita interferências durante o exame. A atividade elétrica do coração passa para os tecidos vizinhos, chega até a pele e é captada pelos eletrodos. Essa informação é enviada para um aparelho chamado eletrocardiógrafo, que a registra em um gráfico. Analisando o traçado, é possível verificar a sequência de batimentos e descobrir se o ritmo é normal e se a atividade cardíaca é rápida ou lenta.

  • Preparação para o exame:

    Este não requer preparo, somente algumas recomendações. Se a pessoa fuma, ela precisa ficar pelo menos 30 minutos antes do exame sem fumar. Outro cuidado é que, se ela veio caminhando ou até mesmo se subiu um lance de escadas, é necessário descansar por cerca de dez minutos, para o ritmo de o coração voltar ao normal. Há também recomendação para que homens com muitos pelos no peito retirem um pouco, para que seja possível fixar bem os eletrodos. Indivíduos com marca-passo também podem fazer este exame.